Ser avoh...

Ser avoh...
Minha irmã Melinha postou: "Esperando feliz o novo membro da familia que tá chegando daqui uns meses..." e me inspirou à criação desta página.

domingo, 24 de julho de 2011

Exemplos 2


Vó Tuti e Vô Euclides




Costureira? Não! Modista!!!

Aprendi a costurar, a fazer tricô e crochê e a bordar com ela.
Era em sua casa que passávamos as férias escolares quando não íamos à praia.
Mãe de minha mãe, Vó Tuti era exigente, colocava todo mundo a trabalhar! Não tinha moleza,não! Ajudávamos em tudo mas também tínhamos muitas regalias e muito espaço para brincar!

Uma das coisas que me lembro eram daquelas  noites em que, à volta da grande mesa da sala de jantar, nós netos ouvíamos fascinados suas histórias "de medo" . Histórias que , segundo ela, aconteceram  mesmo. Histórias que envolviam um inquilino que era lobisomem, hóspedes que se transformavam em mulas sem cabeça, um toco de árvore que crescia e escondia a luz da lua e a fatídica "história da cabrita"! História essa que ela nunca nos contou por se arrepiar de medo só de pensar!! Mesmo com nossos insistentes pedidos: "Conta a da cabrita, vó!!!! Conta vai!" E ela "arrepiada" acabava com a sessão de terror e nos mandava dormir!

Já conheci vó Tuti (Olíria só no documento!) com uma certa idade, com seu cabelo branco que habilmente trançava e enrolava num coque preso por dois grandes grampos. Amava quando ela me deixava penteá-lo!

Moramos na mesma cidade por tres anos e ir à sua casa durante a tarde era um momento muito especial pra mim. 
Vó Tuti, sempre ocupada com seus afazeres domésticos ou fazendo seu "corché", sua porta sempre aberta, o café no bule verde sobre o fogão à lenha,  coisas que, hoje sei, ajudaram em minha construção como pessoa. 

Mas o quanto isso me construirá como avó dos meus netos? 

Dela quero ter a solicitude, a firmeza, a paciencia e a generosidade.

Dela e daqueles tempos tenho saudades e a certeza de um tempo muito bem vivido.

Valeu vovó Tuti!


Nilcea  ("Nirce" para ela)  <><<









4 comentários:

  1. E as broncas que ela dava quando a gente subia na jabuticabeira prá catar as "madurinhas"que ficavam nas pontas dos galhos e na escalada derrubávamos as verdes?Saudades...

    ResponderExcluir
  2. é mesmo! hahaha

    amanhã talvez poste sobre a vó angelina...

    bjs mil querida!

    ResponderExcluir
  3. eu lembro pouco da vo tuti, lembro da casa dela e do quintal. queria ter tido mais contato com ela, pois parece que ela foi uma mulher maravilhosa...

    ResponderExcluir
  4. Foi sim , Lê. Daquelas "mão na massa" sabe? Muito simples mas não deixava a bata assar, ia falando o que dava na "telha"haha

    ResponderExcluir