Ser avoh...

Ser avoh...
Minha irmã Melinha postou: "Esperando feliz o novo membro da familia que tá chegando daqui uns meses..." e me inspirou à criação desta página.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

SHANTALA

Outro dia (delicioso dia, diga-se de passagem...) minha nora #1, Taciana, me perguntou se eu já estava comprando algumas coisas de avó. 
Fiquei meio sem saber o que dizer porque não havia pensado nisso. Como assim? Coisas de avó? 
Ela paciente me esclareceu: "tipo coisas para você, tem uma linha agora da  Natura para vovós e vovôs!"


Fui dar uma olhada na tal linha e me pus a pensar sobre a importância do toque nos bebês...


Lembrei que há muito tempo atrás ganhei da minha irmã Amelinha (tia-avó da Julia hehe) um livro lindo com uma dedicatória mais linda ainda: 


Shantala,  do médico obstetra francês Frédérick Leboyer.




Shantala  é  uma indiana, paraplégica, que se dedica a massagear as crianças da  comunidade onde vive para que elas se acalmem e se desenvolvam melhor. 


Há nessa massagem uma ideia de segurança pelo toque, segurança essa que foi perdida quando o bebê passou do ventre de sua mãe, onde tudo era calmo e tranquilo, para o mundo exterior.





Na psicomotricidade aprendi que leva um tempo para que o bebê 
perceba seu próprio corpo 
e o "ser tocado" é extremamente importante nesse processo.



E o toque feito com afeto e amor faz toda a diferença!




Shantala se tornou um método de massagem, estudado e praticado, mensurado e descrito academicamente.


Mas não nos enganemos,  o verdadeiro valor dessa técnica não está na ciência nem nos estudos anatômicos ou fisiológicos. 


Antes, nas palavras do próprio Leboyer, " ... este segredo estava bem ali. Feito, simplesmente, de amor e luz, de silêncio e gravidade."






bjs 


Nilcea <><<






PS. Para quem se interessar o livro está à venda na   Livraria Cultura  e é bem acessível! 









Um comentário:

  1. Olha eu aqui no blog!!! :D

    Eu lembro de quando vc ganhou esse livro, agora ele vai ser útil na prática - seja para acalmar uma Júlia inquieta ou para curtir uma Júlia tranquila...

    Bjs,

    taci
    www.lerounaoser.com

    ResponderExcluir