Ser avoh...

Ser avoh...
Minha irmã Melinha postou: "Esperando feliz o novo membro da familia que tá chegando daqui uns meses..." e me inspirou à criação desta página.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Pé de galinha não mata pinto.


D. Dorcas


Exemplo de avó.

Presente sem ser invasiva. Preocupada e sempre pronta. Do seu jeitinho simples, quase mineiro,  sempre falava o que tinha que ser dito: às crianças, aos adolescentes e muitas vezes a nós mães. 

Festeira, adorava surpreender os netos com ovos de páscoa no Natal, pilhas de sorvetes no freezer, luzinhas por todo o quintal e festas de aniversário. 

Lembro-me que quando levamos o Daniel (meu primeiro filho) da maternidade para casa, ao preparar seu primeiro banho minha avidez em fazê-lo era tão grande que só muito tempo depois me peguei pensando que outra filha qualquer teria dado a primazia para a vovó... mas não eu! 
Egoísta e "galinha choca" fui me aventurando sob o olhar e as mãos atentas de minha mãe. 

Num instante de insegurança disse a ela: "Mãe, se eu estiver fazendo algo errado você me fala ?" 
E ela: "Não se preocupe minha filha, "pé de galinha não mata pinto"

Nunca mais esqueci. 
Aquelas simples palavras de sabedoria popular, ditas naquele momento fizeram com que me sentisse tão segura, tão tranquila... 

E até hoje eu agradeço o fato dela não ter se sentido preterida por não ter dado o primeiro banho em seu primeiro neto "homem" e sim me ajudado a me sentir tranquila e perfeitamente capaz de cuidar de "minha cria".

Dela tenho saudade.
Dela quero a fé, a generosidade, a solicitude, o amor.

bjs 

Nilcea <><<



2 comentários:

  1. D.Dorcas,ela era o "cerebro",arquitetava tudo e o pai executava!!!!heheheh
    Essa vó nota 1000,deixou saudades!!!Impunha respeito e ao mesmo tempo inspirava amor.
    Passava tanta segurança pra nós as mães de primeira viagem,sempre disposta a"correr"quando o assunto era doença,esquecia de tudo e era só cuidados.Quando Deus a chamou quase desisti,mas pensava se ela passou por perdas tb e foi essa avó maravilhosa eu tenho que pelo menos tentar fazer o mesmo pelos meus netos.
    Nil,lindo texto,inspira a gente,faz-nos lembrar de tanta coisa e dar valor a tudo isso.bjs

    ResponderExcluir
  2. a melhor vó do mundo. com ela aprendi tanto... coisas que até hoje carrego comigo, liçoes pra vida inteira. até hoje sinto tanta saudade...
    lindo texto, tia!

    ResponderExcluir