Ser avoh...

Ser avoh...
Minha irmã Melinha postou: "Esperando feliz o novo membro da familia que tá chegando daqui uns meses..." e me inspirou à criação desta página.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Filhos de filhas... filhos de filhos...

Já havia pensado um pouco nesse assunto quando minha sobrinha #2, Cristina , me pediu: "Tia, escreve sobre a diferença entre filho de filho e filho de filha!! Você acha que tem diferença mesmo? " 
Porque ela estava tão interessada no tema, visto que seus filhotes ainda estão bem "aninhados", eu não sei...
Mas, vamos lá. 


Tenho observado vários tipos de avós e netos e, definitivamente, não vejo diferença nenhuma!


Talvez na gravidez exista sim uma maior preocupação da avó materna, pois afinal o bebê está sendo gestado no corpo a quem um dia ELA deu à luz! E isso, convenhamos, não é pouca coisa para uma mãe!...
Mas após o nascimento o que vai fazer alguma diferença é a disponibilidade e as circunstâncias da vida mesmo. 
Conheço mulheres que precisaram que suas sogras cuidassem do filho o que fatalmente causaria uma maior aproximação... ou não! 
Assim como outras deixaram seus filhos com a  mãe e... só deu problema!! 


Na verdade, tudo isso é muito estranho pra mim. Sinto que, como qualquer relação, o respeito (no caso, às regras e diretrizes da educação do neto) é o que importa e o que não pode em hipótese alguma ser esquecido.
Quando olho para trás não vejo onde minha avós poderiam ser diferentes. As duas sempre respeitaram muito o modo como minha mãe nos criava.E cada uma, a seu modo e maneira, teve sua influência em mim e tem hoje seu lugar em meu coração. 


Dando uma olhada na net sobre o assunto achei esse interessante artigo na revista Crescer . Entre outras coisas o texto diz que: 


"Ficar na casa dos avós geralmente é sinônimo de diversão. É comer pipoca e bolo de chocolate, brincar de luta no tapete da sala, ter a comida preferida na hora da refeição e ouvir muitas histórias. Mas não é apenas nas brincadeiras e na fuga da rotina que o papel deles é desempenhado; os avós podem ser conselheiros, educadores e um conforto em momentos difíceis."




bjs
Nilcea <><<


Ah! Cris,definitivamente, não há diferença entre filhos de filhas e filhos de filhos!! Pelo menos para mim! E tenho dito! hehe









3 comentários:

  1. Sou eternamente grata `a minha sogra D.Emilia,sempre tão carinhosa e disponível prá cuidar das netinhas.Precisei tanto dela...D.Emilia uma pessoa conhecida por seu genio forte tentava disfarçar mas se derretia toda quando o caso era ser avó,e que avó!!!D.Emilia nasceu prá "servir",quantas vezes sentava naquela maquina de costura e de repente,pijaminhas bem quentinhos de flanela,vestidinho caipira,remendos,reformas,tudo prás netinhas com muito carinho,isso sem falar nos bolos,gemadas (que até hoje a neta Cris que já é mãe gosta..)nunca me perguntou "porque"eu deixava as crianças com ela,nunca me cobrou nada,fazia tudo parecer tão facil.
    Escrevo isso prá reafirmar que quando existe amor não existe diferença,só precisamos respeitar o momento e o jeito de cada avó e tudo dá certo!!!

    ResponderExcluir
  2. Gente,este blog tá ótimo!!!
    Vamos enviar sugestões para os próximos posts?
    Nil,se prepara,viu?

    ResponderExcluir
  3. ok, vamos lá! #toprecisando !!! hehe

    ResponderExcluir