Ser avoh...

Ser avoh...
Minha irmã Melinha postou: "Esperando feliz o novo membro da familia que tá chegando daqui uns meses..." e me inspirou à criação desta página.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

MUDANÇAS...

A vida é feita de ciclos, já diria o Rei Leão...

Hoje fomos assinar a venda da nossa casa. Uma casa de vó, eu diria, em muitos aspectos.

Nela, poucas coisas mudaram de lugar  ao longo dos anos. 
O sofá teve que ser mudado mas, a mesinha de centro de pinus feita em Casa Branca por sugestão da minha mãe, ficou. Sustentando alguns livros e a bandeja de café da minha avó que foi a diversão da Talita e agora segue entretendo o pequeno Davi

A mesa de jantar/almoço/café, mudou para uma extensível porque a família foi aumentando e a gente queria todo mundo à mesa. 
Só que não, porque por um tempo as meninas comeram foi numa mesinha colorida, comprada para múltiplas funções. 
Agora, as princesas estão grandes, os meninos ainda muito pequeninos e as configurações na hora de comer mudaram um bocado...

O quarto dos filhos passou pra Larissa depois que eles se casaram. e então, ela se casou e o quarto  ficou meio sem função por um  tempo até se transformar no famoso  "quartão". 
E foi nele que muita coisa aconteceu neste tempo todo, desde brincadeiras, criações, jogos com os tios, ensaios de apresentações e teatros, reduto para a família do interior com muito colchão e edredom envolvido! 
Nele eu trabalhei na pandemia e dormi quando as dores da perna precisavam de um colchão mais "acolhedor"! 

A cozinha, não mudou muito, embora a geladeira e o fogão sejam outros... Mas nela muita coisa aconteceu desde almoços, noites de pizza, batatas recheadas com o tio Re e a tia Tefa, e a minha menina dos olhos: o Dia de Ação de Graças!
Nela as meninas ajudaram em receitas das mais variadas e ecléticas. Os homens assumiram as panelas cada vez mais e as mulheres a usaram para conversas e atualizações no meio de uma bagunça devidamente organizada. No final, tudo saía a contento (ou quase) e ninguém reclamava!
Recebi e dei muitos abraços apertados nessa cozinha...
Errei muita receita, queimei bolo, salguei e apimentei demais, mas aprendi que não precisa ser perfeito. Que o que vale é estarmos juntos e compartilharmos esses momentos.

O quintal foi o que mais se transformou. No início ele era do Barty, onde buracos e mais buracos apareciam dependendo do humor do nosso querido cãozinho. Depois que ele se foi, conseguimos usar o espaço com muita água no verão  e algum foguinho no inverno...
Ele foi sempre meio subutilizado mas, mesmo assim tivemos muita coisa boa acontecendo ali.  Foi cenário para fotos do primeiro aniversário da Lia, lugar para churrasquinhos em família, festa na volta da Lalá e fotos para o calendário. Hoje ele acolhe os meus temperos, minhas frutinhas (amoras e araçás) e meus chás que saram até caspa no joelho e catapora mal curada! ;)

Vivi e aprendi muito nessa casa. Cresci como mulher, mãe e avó. 
Nesse lugar a cada manhã, ao abrir a janela do meu quarto, louvei ao meu Deus, o  Criador de uma natureza tão linda feita pra nossa sobrevivência e nosso deleite. Louvei-O por ter permitido que eu pudesse viver momentos tão lindos  e criar memórias tão preciosas neste lugar.
 
Júlia, Anna, Camila, Lia, Talita, Caleb, Davi e Gabriel, obrigada por existirem na minha vida!
Daniel, Taciana, Marcos Paulo, Ana Beatriz, Larissa e André, obrigada pela ajuda, pelo apoio e pela generosidade sempre.

Essa avó agora vai para uma nova fase onde a praticidade e a simplicidade da vida possam possibilitar mais tempo e disposição pra quem realmente importa. Vocês! 

Princesas e Netinhos, a vovó sempre vai estar aqui pra vocês, não importa onde esse  "aqui" seja! 😃 
A tivó Melinha já disse que vai ajudar a transformar o meu cantinho num "Jardim Secreto"

Ainda vamos aprender e nos divertir muito juntos! 


Com amor

voh Nil <><<


Soli Deo Gloria






segunda-feira, 1 de setembro de 2025

AGORA SÃO NOVE...

Puxa! Meu último post foi em Maio, na chegada do nosso príncipe Gabriel

De lá pra cá, Gabis cresceu, já balbucia barulho de carro (ou seria trator?), é linduxo demais da conta e eu morro de saudades porque até agora só nos vimos um par de vezes!!! ( A vida não é justa!! 😏 )

De lá pra cá, fiz uma cirurgia. Virei uma avó biônica, versão 7.0. Mas, pelo menos, sem as dores que me atrapalhavam tanto curtir os netos que não param de chegar..

Como assim?! Não param???


Pois é, querido diário, chegaram mais dois garotinhos!!! O Calebe e o Davi!!! Já faz duas semanas que estamos com a família turbinada pela presença desses dois príncipes!

A filha #3 e o genro agora têm muitas histórias pra contar de noites mal dormidas e perrengues!! 

Bem vindos à bordo, meus amores! Os melhores tios, EVER, agora são pais. E pais de DOIS!! 

Pausa para lembrar que o propósito deste blog era colocar em palavras minhas emoções pra que eu possa, com minha cabecinha analítica, aproveitar melhor essa fase tão gostosa da minha vida.

Isto posto, olho pra dentro de mim com cuidado e o que vejo?

Gratidão.

Enlevo, com a leveza que eles trouxeram à minha vida. 

Gratidão.

Alegria, por poder acompanhar a infancia de mais dois netinhos.

Gratidão.

Entusiasmo, com a vida e com tudo o que ela ainda vai nos trazer.

Gratidão. 

Amor, que nunca pensei que ainda pudesse ser maior. 

Gratidão. Pura Gratidão. 

A Deus que, na Sua sabedoria, tece com Amor e Graça as nossas vidas e vai nos moldando com experiências como essa. 


Caleb e Davi, sejam muuuuuito bem vindos!

A vovó e os seus priminhos estamos aqui, com todo nosso amor e muita vontade de brincar e ser feliz com vocês!


Com amor, 

voh Nil <><<

sexta-feira, 16 de maio de 2025

VOLTANDO EM GRANDE ESTILO...

 

ELE CHEGOU!

(APENAS UMA PEQUENA OBSERVAÇÃO AQUI. ESCREVI O TEXTO QUE SEGUE QUANDO ELE NASCEU. HOJE, JÁ FAZ QUASE UM MÊS. MAS VALE O REGISTRO 😉)

                                                         

Depois de cinco netinhas, um garotinho!

Lindo e forte do alto dos seus   3,562 Kg e 49.cm

GABRIEL  chegou rompendo paradigmas!

Quarto filho, o que convenhamos não é muito usual nos dias de hoje, e Menino, bendito entre as mulheres...que não são poucas nesta família!

Esperando por ele... AS IRMÃS E AS PRIMAS. 💗

JULIA E ANNA, pré-adolescentes, já com muito o que contribuir e ensinar para o membro mais novo da turma. Estão naquela idade gostosa em que cuidam direitinho mas, com a leveza da juventude mal começando.

CAMILA E LIA, as segundinhas, também já cresceram e talvez sejam suas parceiras de artes e brincadeiras, cheias de criatividade e paciência.

E TALITA, a pequenina, um pouco preocupada, um pouco feliz...

Conversando com ela outro dia, contei que também fui a caçulinha e era, assim como ela, a terceira "filha mulher" dos meus pais. E que depois de 7 anos... ganhei um irmão!   

E ela, curiosa, pergunta: E aí, vovó? O que você fez? Como foi? 

Então contei a ela que brinquei muito com ele, inventei brincadeiras, fiz ele dormir, dei papinha, ajudei nas tarefas da escola e que, no final, crescemos como bons amigos.  

A expectativa é grande, os sonhos também. 

Como avó, assim como foi com as meninas, também tenho os meus sonhos e desejos com o GABRIEL. Mas, sendo sincera, a incerteza de "se vou dar conta" às vezes me assalta. Talvez por não poder estar por perto na sua chegada ou talvez pela idade e as condições físicas que já foram melhores...

Só sei que, a emoção é igual a todas as outras vezes. E a esperança de qu teremos momentos felizes e criaremos muitas memórias aquece esse meu coração de vó.  

GABRIEL, a vovó logo logo vai estar pronta  pra te ver e te dar muito colinho! 

Por enquanto, fique com o meu amor. 

 

Voh Nil  <><<

 

PS. ATUALIZANDO... NÃO ESTIVE NA CHEGADA DELE MAS DEI UM JEITO DE IR NO DIA SEGUINTE. FOI PUNK MAS VALEU A PENA! AQUELE CHEIRINHO DE BEBÊ REFEZ AS MINHAS FORÇAS!