Ser avoh...

Ser avoh...
Minha irmã Melinha postou: "Esperando feliz o novo membro da familia que tá chegando daqui uns meses..." e me inspirou à criação desta página.

terça-feira, 3 de agosto de 2021

CRIANDO MEMÓRIAS...

Recebi de uma amiga o Trabalho de Conclusão de Curso de uma sobrinha dela. Estudante de Arquitetura, ela revisitou a casa da sua avó e fez um lindo trabalho incluindo um registro gráfico que me remeteu, sem querer, à casa da minha própria avó.

No final, o TCC propriamente dito, com muitas citações interessantes e poéticas tocou meu coração de uma forma tão funda que comecei a pensar nas memórias afetivas que a gente vai criando ao correr do tempo. Vamos criando sem programar ou calcular o quanto isso vai afetar a nós e aos outros. 

Eu falei sem programar? 

Huummm....  Normalmente, sim. Mas com uma avó que eu conheci, , isso não era bem assim. Se existisse uma faculdade de "Criadora de memórias" Dona Dorcas, minha mãe, seria PhD! Ah, seria!

Um ano eram as luzes espalhadas pela casa num Natal cheio de brilho e cor. Na Páscoa eram as caças ao tesouro dos ovos coloridos e colocados em pontos estratégicos para que todos os netos conseguissem achar. Apesar da nossa resistência, ela insistia que as crianças fossem à Bossoroca ( mini Grand Canyon em Casa Branca) e se enlameassem até dizer chega, o que fazia com que, invariavelmente, as roupas tivessem que ser descartadas pois a cor do barro impregnado não saía de jeito nenhum! Festas surpresa e playground no quintal tínhamos também. 

Muitas memórias afetivas dos meu filhos foram criadas a partir daqueles momentos "programados" por ela. 

Como o  fruto não cai longe do pé acabei me tornando um pouco assim. (Digo um pouco porque ela era realmente hors concours nessa arte!)

Invento maneiras de fazer com que as coisas sejam memoráveis. Algumas dão certo, outras não. Algumas consigo, outras não. (Aqui um parênteses para falar da Semana da Vovó que me foi surrupiada, com muita propriedade, pela Bia nestas férias tornando-se a mais memorável Semana da Titia em Batatais!) 

Mas sigo tentando enquanto as forças ainda não me abandonaram.

Isso me dá trabalho? Sim, dá. 

Isso me dá prazer? Muito!!!!

Na esperança de que nossa casa e aquilo que vivemos aqui com nossos filhos e suas famílias sejam transformados em memórias cheias de afeto para eles assim como são para mim.


com amor

vovó Nil <><< 



9 comentários:

  1. Essas memórias são muito especiais mesmo e é ótimo que as meninas tenham isso com você.

    Tenho fé que ainda vai ter a Semana da Vovó com as 5 netas, é só tirar férias nas férias escolares! #seguedica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha gostei da dica! Vai ser difícil agora competir com a Bia! Tô pensando aqui... ;)

      Excluir
  2. Que lindo texto. Que suavidade. Me fez voltar na casa da minha avó Maria com seu delicioso pão de linguiça. Memórias.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostou... Faz bem ao meu coração escrever. Desculpe mas não saiu seu nome no comentário...

    ResponderExcluir
  4. Ahahahahahha eu renuncio minha semana oficialmente com prazer se for ter a semana da vovó

    Please eu imploro
    Nunca ti pedi nada 🤣🤣🤣🤣

    ResponderExcluir
  5. Ps lindo texto como sempre 💯💯😍😍😘

    ResponderExcluir